Monte Alba-Outeiros PR-G9

Recorrido por los montes más próximos al mar

A rota do Monte Alba-Outeiros PR-G9, é um trilho de curto percurso pelas montanhas de Vigo mais próximas ao mar. Esta rota pode ser uma boa opção de fácil acesso se viaja com crianças a Vigo, e lhe apetece disfrutar de meio dia de caminhada simples.

Para facilitar a rota com um percurso em descida é aconselhável começar na parte mais oriental. Acede-se a ela pela estrada Vigo-Gondomar PO-330, à altura do km 7, em A Garrida, paróquia de Valadares. Ali, para a direita, a senda inicia-se em inclinação, mas não será mais que no seu primeiro troço, bordeando o monte Cepudo até ao cimo do monte Alba, de aproximadamente 500 m de altura, onde se ergue uma capela. A subida, por una pista cómoda, merece a pena pelas fantásticas vistas da cidade e da ria.

Desde o cume, o caminho natural desce para Chandebrito, em Nigrán, paróquia salpicada de numerosos elementos etnográficos, vestígios de um castro e a sua fortificação exterior.

Após Chandebrito, o caminho volta a embrenhar-se em Vigo pela área de lazer de Fragoselo, no bairro de Coruxo e continua até à capela de Sebastián. Com um desvio de apenas 100 m podem-se contemplar uns petróglifos e, continuando a senda principal, chega-se a um rio salpicado de velhos moinhos em ruínas. Seguindo o seu leito, esta rota de curto percurso leva à estrada Vigo-Baiona (PO-552), mesmo perto da igreja de Coruxo, do século  XIII, a mais singular da arquitetura românica de Vigo.

Dicas e recomendações:

O transporte urbano comunica com os dois extremos da rota.

Esta senda também permite a ligação com as rotas de longo percurso GR-53 e GR-58.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 12 quilómetros.

Duração do percurso: Quatro horas.

Dificuldade: Baixa.

Tipo de rota: Não circular.