Rota do Farol de A Porta

Contorne a costa mais meridional de O Faro

A rota do farol de A Porta nas Ilhas Cíes sugere um percurso pela costa mais meridional da ilha de O Faro. Menos conhecido e transitado do que a rota do monte Faro, este trilho natural das Cíes permite uma visão das ilhas mais próxima do mar. À altura do quiosque de informação das Cíes é necessário entrar no caminho da esquerda e dirigir-se ao dique que une a ilha de Monte Agudo com a ilha de O Faro. Nesta, continue pelo caminho principal deixando para trás o parque de campismo e o observatório de aves. Após adentrar-se na ilha e voltar a sair da sua costa, o caminho ingressa na praia da Nossa Senhora. Neste ponto existe um cruzamento de caminhos: é necessário seguir pelo caminho que continua em frente, deixando à esquerda a praia.

O caminho contorna a costa sul da ilha de O Faro pela sua parte baixa e comunica com o embarcadouro do Carracido. Partindo desse pequeno cais, o caminho começa a subir ligeiramente até chegar ao farol de A Porta. Desfrute das vistas panorâmicas sobre a ilha de San Martiño, a mais meridional do arquipélago e a única que não está servida por travessias regulares de barcos.

Esta rota natural do farol de A Porta está ligada a meio do percurso com o trilho que sobe até ao farol localizado no cume da ilha e até ao observatório de aves.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 5 quilómetros.

Duração do percurso: Uma hora e meia.

Dificuldade: Baixa.

Tipo de rota: Não circular.