Rota do Monte Faro

Gaivotas, corvos-marinhos e impressionantes vistas

A rota do monte Faro das Ilhas Cíes oferece uma das vistas mais espetaculares da ria de Vigo. É uma das rotas mais longas das ilhas e a mais popular. Assim que estiver nas Cíes, o percurso tem como ponto de partida o quiosque de informação situado no caminho pela esquerda (que o leva à ilha de O Faro), cruzando em seguida o dique que faz a ligação entre ambas as ilhas. Aí, se olhar para o lago e a visibilidade da água o permitir, poderá observar a grande variedade de peixes, crustáceos e algas.

Quando estiver na ilha de O Faro, passe o parque de campismo e alcance o Centro de Interpretação da Natureza. Neste Centro poderá conhecer melhor os valores naturais e culturais do parque. A cerca de 300 m, à altura da praia de Nosa Señora, situa-se o cruzamento principal desta ilha. Apanhando o caminho da direita e iniciando a subida em zig-zag para o farol, poderá contemplar a terceira ilha do arquipélago, a de San Martiño.

A meio da subida da rota do monte Faro, para o lado direito, encontra-se a singular Pedra da Campá, perfurada pelos ventos atlânticos carregados de salitre. Uns 100 m mais à frente situa-se o observatório de aves, a partir do qual poderá contemplar os milhares de gaivotas-de-patas-amarelas que se aninham nos penhascos ou até algum grupo de corvos-marinho-de-crista, que preferem as zonas mais próximas ao mar para estabelecer os seus ninhos. Também poderá desfrutar de uma impressionante vista do Lago e da praia de Rodas.

Encetando novamente no caminho principal prosseguimos a subida até ao cume do monte. No topo encontra-se o farol, o miradouro mais emblemático das ilhas Cíes. Neste local, terá uma visão panorâmica do arquipélago no seu conjunto: as três ilhas, os penhascos, as praias e toda a ria de Vigo.

Partindo desta rota poderá cruzar-se com a rota do farol de A Porta. À medida que desça encontra, a aproximadamente 200 m antes de chegar ao cruzamento que conduz ao observatório de aves, um desvio à direita que terá de apanhar para aceder a esse segundo farol.

Dicas e recomendações:

A zona alta da ilha apenas tem árvores ou sombras, pelo que no verão é aconselhável proteção para o sol.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 7 quilómetros.

Duração do percurso: duas horas e meia.

Dificuldade: Média.

Tipo de rota: Não circular.